É comum encontrarmos profissionais nas empresas com culturas diversificadas e que no modo de interagirem podem ser mais ou menos produtivos, seja como parceiros, fornecedores, concorrentes, compradores, funcionários, etc.
No processo de globalização as empresas contribuem e estão no centro da descoberta de novos mercados, processos, materiais, conhecimentos e novas experiências que envolvem profissionais com diferentes hábitos, saberes, necessidades, desejos e competência. Neste processo, intensifica a inter-relação com pessoas de diferentes culturas nos relacionamentos sociais informais, como também, na organização empresarial.
As empresas estrangeiras também precisam ter conhecimento de como é o comportamento desejável para evitarem choques culturais desastrosos, tendo a devida compreensão das diferentes culturas ao impor aos colaboradores suas regras, podendo criar conflitos.
Por isso, deve preparar-se para algumas atividades antes de fazer transferências para outro país como: Organização do sistema de informações industriais na matriz, treinamentos de supervisores em atividades de ensino e desenvolvimento de uma visão intercultural dos envolvidos, tradução de manuais, realização de cursos e capacitação para colaboradores internos, estabelecimentos de procedimentos de produção e qualidade.
Os colaboradores que irão ingressar em uma empresa multinacional, também terão impactos sobre a cultura, de como se adaptar em trabalhar numa organização de diferentes costumes, obrigando-os a passarem por uma reestruturação de personalidade e deverão estar conscientes de que precisarão empenhar-sem, identificando as características da empresa para enfrentar na sua convivência com a mesma.
Portanto, para minimizar os choques culturais, a organização deverá estabelecer uma nova visão daquele território, no entendimento da comunicação, a história, seus princípios, valores e na valorização dos seus colaboradores de forma equitativa.
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