sábado, 26 de maio de 2012

Estratégias motivacionais adotadas pelas organizações para influenciar no trabalho:

A motivação é uma força que vem de dentro para fora que pode ser modificada e intencionando os objetivos de uma pessoa. Porém, é errado dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo, é motivada pela vontade de satisfazer seus desejos e suas necessidades.

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:



Tais práticas motivacionais têm como objetivo em tornar o ambiente de trabalho mais agradável, incentivando os membros a atingir suas metas com satisfação, da realização pessoal, do bem-estar, da autoestima, eficácia e eficiência. Com enfoco no relacionamento interpessoal sendo um dos meios para projetar de como motivar os colaboradores.

Outra prática que contribui bastante é o plano de recompensas / incentivos, onde poderá premiar o membro que tenha melhor desempenho na suas atividades, como um final de semana em um clube, também prêmios diferenciados para aqueles que não foram muito bem, oferecendo um almoço com o intuito de se esforçarem e melhorarem.

Por meio de reconhecimento, o diretor da empresa fica sabendo do esforço e dedicação da equipe. Os colaboradores são motivados pelas necessidades de receber um tratamento equitativo. 

A empresa pode disponibilizar benefícios obrigatórios e opcionais, com a autonomia de escolha do funcionário. Propiciar condições físicas, psicológicas, divulgação do plano de carreira, elogios, agradecimento no fim do dia.

No entanto, motivação é um fator importante para o ambiente interno das organizações para os Gestores e colaboradores, pois é uma ferramenta que indica no processo de estimular, incentivar ou provocar algum tipo de mudança no comportamento humano.



Conclui-se a eficácia da motivação e que quando encontramos um indivíduo motivado num ambiente agradável, se torna mais fácil realizar suas tarefas do dia a dia, facilitando um melhor trabalho em equipe, aumentando assim a produtividade e os resultados almejados pela organização como consequência boa desse clima e acima de tudo o líder deve ser um espelho para sua equipe.

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