É comum nas organizações encontrarmos pessoas que lutam por interesses em comum, e outras que lutam apenas pelos seus interesses. Podemos defini-lós das seguintes formas: Equipe e Grupo, mas o que vem a ser cada um dentro da organização? Vejamos:
GRUPO
No grupo, as pessoas se juntam para atingir um objetivo, se interagem para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar seus membros a desempenhar suas funções. Porém, eles podem ser considerados como individualistas, pois o trabalho não é coletivo quando acontece, por exemplo, se um dos integrantes faltarem a parte de seu trabalho fica sem ser realizada, por que ninguém o substitui. Trabalho em grupo retrata uma desorganização.
EQUIPE
Na equipe, as pessoas são unidas e existe uma transparência entre todos, o nível de comprometimento é maior, pois existe um desempenho coletivo. Os membros de uma equipe sabem expressar opiniões, todos os integrantes se conhecem. É ótimo o trabalho em equipe, pois se um dos integrantes faltar, o outro pode substitui-lo e o trabalho não fica defasado. Assim, a produção/ organização não fica afetada.
É muito fácil reconhecer uma Equipe, principalmente quando se trata de times, donde todos tem um interesse em comum, e se um deles não honra seu compromisso, todos saem perdendo.
Tenha sempre uma equipe dentro de sua organização, e todos saírão ganhando.!
Nenhum comentário:
Postar um comentário