segunda-feira, 21 de maio de 2012

Influência do comportamento individual na eficiência e eficácia organizacional.



A satisfação no trabalho, refere-se a um conjunto de sentimentos que o individuo nutre em relação ao seu serviço.
Algumas pessoas são calmas e passivas, outras agitadas e agressivas, introvertidas ou extrovertidas, racionais ou emocionais, etc..., elas possuem personalidades, que nada mais é do que, a combinação de traços que descrevem as atitudes de uma pessoa.
Os funcionários que ingressam em uma organização com a sua personalidade já definida e estas exercem influência sobre seu comportamento no trabalho,acaba gerando emoções que precisam ser previstas, explicadas ou controladas para o bom funcionamento da equipe.

As pessoas se agrupam para formar organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns. Á medida em que a organização cresce e mais pessoas começam a fazer parte da mesma, acabam trazendo consigo objetivos individuais se distanciando dos objetivos organizacional. Quando essa relação de objetivos se conflitam, ocorre um relacionamento tenso entre as partes, em que o alcance dos objetivos de um lado, impede ou corta pela raiz o objetivos do outro.

Comportamentos gerados pela satisfação e motivação dos profissionais, resultam em eficácia organizacional, ao passo que ao contrario essa eficácia é comprometida.

 Eficácia e Eficiência quanto as resultados da interação entre as pessoas e a organização, segundo Bernard:


                         É preciso ser eficaz e eficiente, para progredir pessoalmente na vida.


Eficiência: Alcance dos objetivos Individuais como, promoção pessoal, prestígio, carreira, maior salário, segurança pessoal, etc.

Eficácia: Alcance dos objetivos Organizacionais como, maior produtividade, redução de custos, lucratividade, crescimento, etc.

Segundo este, nada adianta ser somente eficiente, pois o individuo será avaliado de forma negativa pela organização, por lutar apenas pelos seus interesses pessoais. E o individuo que é somente eficaz, produz resultados apenas para a empresa à custa dos seus interesses,sacrificando-se.
Quanto mais positiva for a relação, melhor será os resultados, individuais e organizacionais. 



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