quinta-feira, 31 de maio de 2012

Diversidade nas empresas



Hoje, diversidade não é somente incluir pessoas com deficiência física, mas permitir que raças, credos, classes sociais diferentes, entre outros, possam se confrontar, viver no mesmo ambiente e a partir disso buscar alternativas para os mais diferentes desafios.

Quando mais ampla a variedade cultural, sexual , religiosa, etária e educacional dos funcionários maiores as chances de uma organização ter bons resultados, um brainstorming com pessoas iguais tem grandes chances de produzir apenas resultados iguais!

Uma boa mistura pode trazer bons resultados. A maioria escolhe profissionais com perfil semelhante ao seu. Mas recomendamos que busque as pessoas com outros pontos de vista,outras vivências. temos como , por exemplo, o escritório paulista da Wunderman, agência de marketing do grupo de propaganda WPP.

Eles resolveram aceitar este desafio e os resultados são satisfatórios, abaixo segue comentário do vice-presidente executivo da Wunderman:

O vice-presidente de criação , Eco Moliterno, é porta, ateu, formado em publicidade e propaganda. A diretora de tecnologia, Tarcila Steter, é astrofísica, judia e se diverte pesquisando números primos. Na equipe, de 250 pessoas, há músicos, historiadores,  matemáticos. A variedade é intencional. A Wunderman começou a contratar pessoas de múltiplas origens em 2006, para reunir mentes diferentes." Uma equipe com alto grau de diversidade inova mais e mais rápido", diz Adilson Batista, vice -presidente executivo da Wenderman. A estrategia trouxe resultados. Em 2006, a agência crescia 30 % ao ano. Para 2008, a previsão é crescer 41%. " Somos um caldeirão de idéias", afirma Adilson.


Se você tiver na equipe uma amostra da diversidade dos consumidores dos produtos de sua empresa, possivelmente terá mais facilidade para conhecer, atender suas necessidades, impulsionar os negócios e satisfazer os clientes de diversos países.

No papel de consultoria, devemos alertar nossos clientes para esse movimento, dos profundos ganhos que essa pluralidade cultural proporciona na organização e na vida de cada um.



Nenhum comentário:

Postar um comentário